quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como abrir uma brinquedoteca


Como abrir uma brinquedotecaImagina educar os pequenos brincando? Passar diversos ensinamentos sem usar métodos tradicionais, daqueles que são considerados bem chatos pelas crianças e ainda envolvendo-as de maneira que elas fiquem felizes? Ou levar a magia dos brinquedos aos lugares onde há muita tensão e preocupação, como hospitais infantis, por exemplo? Isso tudo é basicamente a proposta de uma brinquedoteca, que pode ser um lugar ou o oferecimento de um serviço voltado ao estímulo da brincadeira com o objetivo de fazer trabalhos sérios e essenciais para as crianças. Tendo isso em vista, o empreendedor que quiser investir nesse ramo deve saber de alguns detalhes, já que se trata de um negócio que envolve menores de idade.

Como é o mercado de brinquedoteca e quem são os clientes

A clientela básica de uma brinquedoteca são as crianças, mas não somente elas, e sim também seus pais, escolas, Governos, professores, clubes, associações, serviços socais, shoppings, hospitais, enfim, todos que estão de certa forma ligados à educação e à saúde infantil e que querem usar brinquedos para fomentar esses dois aspectos da vida humana.
Mas como é que esses usam os serviços de uma brinquedoteca? A vida moderna é muito movimentada, os pais não têm muito tempo para cuidarem de seus filhos e acabam fazendo desses estabelecimentos uma maneira de auxílio na educação. Eles podem ser espaços onde os pequenos permanecem por um tempo enquanto os seus responsáveis fazem outras tarefas. Essas brinquedotecas podem estar localizadas em shoppings, por exemplo.
Um negócio desse tipo também pode ser uma loja onde há aluguel de brinquedos, que podem ser usados em casa, eventos ou quaisquer outros lugares, conforme a necessidade dos clientes dabrinquedoteca.
Em ambos os casos, há profissionais qualificados que sabem lidar com as demandas necessárias.

Onde a brinquedoteca deve estar localizada

A localização da brinquedoteca deve ser de tal maneira que satisfaça o transporte do seu principal objeto para os seus clientes: o brinquedo. Por conta disso, é importante que a empresa seja sediada em um imóvel amplo, com grandes espaços, de fácil acesso e que tenha estacionamento amplo, exatamente para dar todo o conforto aos que vão lá.
No caso de uma brinquedoteca em que no mesmo lugar funcionarão todas as suas atividades, tais como a permanência das crianças durante um determinado período de tempo, a orientação dada acima é a mesma, com o acréscimo de ter ainda cuidado com detalhes como piso que não pode ser escorregadio, objetos pontiagudos devem ser deixados de lado e deve haver também estrutura como banheiro para os pequenos.
Seja como for, é essencial que a brinquedoteca esteja em uma rua movimentada, bem iluminada para dar segurança aos frequentadores, com guardas por perto, com pontos de ônibus e de transportes públicos bem próximos e bancos.
O dono do negócio também deve considerar os aspectos legais, quanto à autorização para o estabelecimento funcionar e todos os impostos estarem em dia.

Como tornar a brinquedoteca mais conhecida

Como todos sabem, a propaganda é a alma do negócio. Esse ditado um tanto quanto popular também deve fazer parte dos planos de qualquer um que queira ter sucesso em seu empreendimento. De nada adianta abrir as portas ao público sem atraí-lo, sem fazer com que toda a empresa seja conhecida.
Sendo assim, é importante, primeiramente, analisar quem é exatamente o cliente que vai consumir tais produtos de uma brinquedoteca. A partir do seu perfil (costumes, renda, classe social, moradia) é possível verificar por quais meios de comunicação ele será atingido. Um ponto que deve ser ressaltado é o conhecimento a respeito de quais jornais, revistas, rádio, televisão que essa clientela costuma ler ou assistir. Esses dados podem ser obtidos por meio de pesquisa de mercado.
Uma maneira interessante de tornar o negócio bem conhecido por todos é levá-lo até eles. No caso de escolas e hospitais que alugam os brinquedos, o dono da brinquedoteca precisa fazer uma reunião com o responsável pelo estabelecimento, por aquele que tem o poder de decidir se vai ou não contratar o serviço. No momento em que for levar todas as informações a essas pessoas, o empreendedor deve estar com todas as informações possíveis, deve organizar o discurso que será feito, precisa levar em conta também que o contratante pode, muitas vezes, não entender muito bem o negócio. Por isso, apontar todas as vantagens de umabrinquedoteca é um ponto a mais e uma grande chave para abrir a porta aos novos clientes.
Confeccionar um folder explicativo para deixar com os clientes também é uma ótima opção, inclusive nos casos em que há reuniões de apresentação do negócio.
Como a informação hoje é a ferramenta básica para a economia, colocar o negócio na internet ou pelo menos fazer um site em que tudo o que o envolve é fundamental. Muita gente nem compra mais jornais e revistas, veem tudo pela própria rede mundial de computadores e nisso tudo fazem buscas de seus interesses também. Portanto, um site com um nome fácil, com uma arquitetura clara e com a possibilidade de em, no máximo, três cliques mostrar a informação desejada, é um passo quase que obrigatório nos dias de hoje.

Legislação sobre uma brinquedoteca

Já que o negócio envolve basicamente o mundo infantil, onde o brinquedo faz parte desse cenário, o empreendedor deve ter em mente que existe todo um arcabouço legislativo sobre o assunto e saber sobre essa base é interessante para o sucesso do negócio, pois assim não terá qualquer tipo de problema. As leis são as seguintes: Lei nº 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, que trata sobre armas de brinquedo; Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, sobre brinquedoteca hospitalar e Norma Brasileira 11786, referente à segurança do brinquedo.
Informação nunca é demais. O empreendedor deve então buscar tudo aquilo que se refere a umabrinquedoteca, especialmente no que se refere às leis.

Dicas de negócio para uma brinquedoteca

Por ser de tamanha importância essa questão da brinquedoteca para as crianças em escolas, eventos, hospitais e shoppings, foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), que entre outras funções, oferece cursos e assessoria aos interessados que queiram ingressar nesse ramo de atividade. Portanto, aqueles que estão com vontade de entrar nesse ramo de negócio não devem perder essa grande oportunidade.
Além disso, a instituição também elabora exposições que são bem enriquecedoras. A Associação serve como fonte para quem quer entrar no mercado, porque ela já tem anos de experiência e reúne muito conhecimento, passando adiante aos interessados no ramo.
Colocar todos os envolvidos para estudarem e saberem um pouco mais sobre esse universo é bem importante, porque a cada dia que se passa há novas descobertas de vantagens das brincadeiras na vida dos pequenos. Uma orientação um tanto quanto importante é buscar pesquisas que são feitas nas áreas pedagógica e infantil. Existem instituições de Ensino Superior muito sérias que trabalham o tema em seus laboratórios, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por exemplo, além de muitas outras.
Não somente grupos científicos que trabalham com isso que têm acesso às informações. São congressos, oficinas, seminários, encontros, enfim, tudo com o objetivo de estimular um maior conhecimento sobre o tema e qualquer um pode participar, inclusive o futuro empreendedor. Por conta disso, o dono da brinquedoteca não pode hesitar e deve buscar bastante conhecimento sobre o assunto para não entrar em um campo desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by:gustavo fundador

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.